PITEC

http://www.fm.usp.br/tutores/bom/bompt54.php


1- PITEC, professoras do 4º Ano da Escola GV

 
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
GETÚLIO VARGAS
                                                                              
PITEC: Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo
Tema: Conservação e Preservação do Meio Ambiente
Professoras: Maria Dalva de Araújo, Jorginete Pinto Peres, Cristiane Pires dos Anjos Santos, Paulinelli Rodrigues de Araújo, Olaídes Mendes da Silva, Sandra Lopes da Silva e Edite Paulo Braz
Justificativa: O presente PITEC é parte do Projeto Meio Ambiente de 1º ao 5º ano. O mesmo vai enfocar alguns aspectos referentes ao 4º ano, contribuindo para conscientizar os alunos de que cada um é responsável pelo meio ambiente.
Anos: 4º  Compartilhe
Áreas abrangentes:
-Português
-Ciências
-Matemática
-Geografia
-História
-Religião
-Arte
Mais sobre conservação
Reportagens
Objetivos:    
- Diferenciar conservação de preservação;
- Compreender a dependência do homem em relação à natureza;
- Entender a responsabilidade de cada um na conservação do ambiente;
- Descobrir formas de usufruir recursos naturais sem destruir;
- Valorizar ações de conservação e preservação do meio ambiente;
- Conhecer o entorno e identificar impactos da ação do homem;                         - Despertar no aluno o interesse pela pesquisa;                                                   - Incentivar o aluno a interpretar gráficos e tabelas;                                              - Enumerar os municípios do Estado do Acre;                                                                                                    - Saber a origem dos recursos naturais;                                                                        - Estimular o aluno a desenvolver habilidades artísticas com material reciclado;
-Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade;
Conteúdos:
- Conservação e preservação;
- Reciclagem;
- Impactos ambientais;                                                                                                                                                                                                           
- Recursos naturais e culturais.
- Sistema monetário;
- Gráficos;
- Produção de texto e leitura de textos informativos;
- Decomposição de cada tipo de material;
-Cuidados que se devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal acondicionado;
-Poluição da natureza;

Material necessário:
Laptops com acesso à internet ou não;                                                                  
Livros, revistas e jornais;                                                                                   
Vídeos e câmera digital;
Textos digitados;
Dicionário;
Cartolina;
Pincéis;                                                      
Latas de refrigerante, garrafas pet;
Desenvolvimento:
1ª_Etapa
Fazer um levantamento dos conhecimentos que os alunos têm sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do ser humano. Para isso, podem-se lançar algumas perguntas tais como:
·         O que já ouviram falar sobre recursos naturais?
·         Como acham que podemos utilizá-los?
·         Quais cuidados julgam ser necessários para conservar esses recursos?
Espera-se que as crianças sejam capazes de identificar alguns deles, como: madeira, algodão, água e alimentos, entre outros. Estimule-os a pensar sobre a utilização de recursos naturais em nosso dia a dia. Peça que eles olhem ao redor e identifiquem objetos feitos com matéria-prima retirada da natureza, como um lápis (feito de madeira) ou uma blusa (feita de algodão). Para finalizar a etapa, discuta se há ou não necessidade de preservarmos os recursos naturais. Você pode usar como exemplo a disponibilidade de água doce e potável no planeta. Embora a água seja um recurso infinito, o volume potável desse recurso é limitado.
Diante das informações, produzir pequenos textos, utilizando o Processador de textos dos laptpos
2ª_etapa
Investigar se, para os alunos, os termos "conservação" e "preservação" têm o mesmo significado. Peça que exemplifiquem situações em que tais termos se aplicam. Pedir que os alunos procurem nos dicionários os conceitos e a partir daí conversar recordando que preservação e conservação são conceitos distintos, e frequentemente utilizados de forma errada como sinônimos.  O primeiro diz respeito à proteção integral da natureza, sem que haja interferência do homem (entendido aqui como o causador do desequilíbrio). Exemplo de preservação ambiental são os parques e reservas onde nem a visitação turística é permitida. Já o segundo tem a ver com desenvolvimento sustentável, ou seja, o homem interage com o ambiente (extraindo recursos naturais, por exemplo), mas o faz de maneira racional e criteriosa para que as próximas gerações também possam usufruir a natureza. Exemplo disso são as comunidades estabelecidas na Amazônia que vivem da coleta de castanhas para a indústria de cosméticos (elas extraem recursos naturais, mas não destroem o meio ambiente) ou as populações litorâneas que sobrevivem da venda de caranguejos (sem destruir os manguezais e respeitando o período reprodutivo dos crustáceos). Em ambos os casos, observa- se o homem conservando o ambiente que lhe garante o sustento.
Levar os alunos para a sala de informática e solicitar que pesquisem em fontes confiáveis na internet parques, instituições ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa atividade é coletar informações sobre a conservação de recursos que, mais tarde, serão usadas na elaboração de tabelas.
3ª_Etapa
Esta fase do trabalho precisa ser organizada de modo que cada aluno use os conhecimentos apresentados na construção de uma tabela sobre conservação e utilização sustentável de recursos naturais. Diga que a tabela deverá conter quatro tipos de recursos e suas utilizações no dia a dia - seja de forma direta, como a água que usamos para beber, seja de forma indireta, como a madeira utilizada na fabricação de uma cadeira. Cada tabela deverá informar de que maneira podemos utilizar esses recursos de modo que os mesmos não acabem, ou seja, utiliza-los de forma sustentável.
4ª_Etapa
Fazer uma pesquisa na internet, diferentes tipos de materiais que podem ser reciclados;
Orientar que eles deverão escolher um tipo de material para fazer sua reciclagem;
Fazer a leitura de um texto bíblico sobre a criação e depois pedir que os alunos ilustrem, usando a ferramenta Tux Paint.
Produto final:
Organizar as ideias, contidas nas tabelas no quadro, em seguida, desenvolver com a turma um debate, cujo objetivo é a socialização dos conhecimentos. Estimular os alunos a trocarem ideias entre si. Por fim, pedir que a turma aponte cinco recursos naturais que, na opinião deles, devem receber maior atenção por parte da humanidade, justificando suas escolhas.
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos, através de cartazes, materiais reciclados e textos informativos.

Avaliação:
Avalie as tabelas analisando se os alunos levantaram os termos abordados em sala de aula e se eles conseguiram compreender os conceitos de conservação e desenvolvimento sustentável.
Referências:
http://revistaescola.abril.com.br/, acessado em 19/04/2012.